Bebida mais consumida no mundo e sobretudo no Brasil – país número um no ranking de produção –, o café vem conquistando prestígio no universo da gastronomia. Ele é vendido em carrinhos na rua, servido gratuitamente em restaurantes após as refeições, mas também é a matéria-prima dos cardápios de sofisticadas cafeterias que vêm se multiplicando pelo Brasil. Só no Salvador Shopping, inaugurado há pouco mais de um ano, funcionam, hoje, 14 cafeterias. Nesses estabelecimentos, o café ganha status de um ingrediente a ser apreciado, degustado e descoberto em suas ricas especificidades. De “menorzinho”, ele virou irish coffee, basilic coffee shake, frapuccino, sagrati fresh coffee, café beilys, chocolat crème café, entre outros nomes de bebidas clássicas ou criadas pelas cafeterias, todas tendo o “pretinho“ como ingrediente principal.
Misturas – Os drinks podem ser alcoólicos ou não, misturados com sorvete ou frutas, aromatizados, decorados com caldas, batidos em coqueteleiras ou no liquidificador, mas todos têm o café como pretexto para a criação das misturas.
Pode-se dizer que os drinks são um convite a entrar no universo dos cafés especiais ou uma maneira de diversificar o consumo da bebida, sobretudo nas altas temperaturas do verão.Basta imaginar a delícia que deve ficar a mistura entre café espresso, fatias de morango, sorvete de creme e folhas de hortelã, tudo batido com gelo. O resultado, o sagrati fresh coffee, é um inusitado drink refrescante à base de café.
A invenção é do barista e consultor em cafés Marcelo Aragão, também proprietário do Sagrati cafés Especiais, recém-inaugurado no andar térreo do Shopping Paseo, no Itaigara. Lá também é possível experimentar o requisitado Rúbia café, que mistura café espresso, mousse de nozes e mel. Ele justifica que rúbia é o nome da flor do café e, também, o nome da mãe dele, que assina algumas das delícias do cardápio de lá.
Para os admiradores da bebida, Marcelo avisa que um mezzanino acabou de ser inaugurado na cafeteria e, lá, irão acontecer cursos básicos de baristas e encontros degustativos de diferentes espécies de café. A primeira turma do curso está programada para janeiro.
Shakes de café – A cafeteria norte-americana Starbucks ficou famosa no mundo inteiro – hoje tem filiais em 170 países – por apresentar uma carta de cafés em que os drinks são os itens mais pedidos. Feitos, em sua maioria, com café, leite, baunilha, caramelo e chocolate, as bebidas agradam clientes de todas as idades.
A empresária Cida de Roussan, do Lucca cafés Especiais (Shopping Iguatemi e Salvador Shopping), comenta que os shakes são uma alternativa encontrada pelas cafeterias de ampliar a clientela. “O público jovem é o principal admirador dos drinks e shakes à base de café. Acho que as pessoas aprendem a apreciar o sabor puro do café à medida que vão envelhecendo“, arrisca.
Para a empresária do ramo e apaixonada conhecedora da bebida, a riqueza do café passou a ser descoberta pelos brasileiros há pouco tempo.
O Lucca café, aliás, é um convite para quem quer conhecer e degustar os diversos sabores de grãos especiais de café.
Lá, é possível escolher o grão entre nove opções expostas na cafeteria, moer, coar na própria mesa e saborear. O desafio é descobrir a diferença entre os sabores e resistir a esse universo mágico.